terça-feira, 20 de setembro de 2016

Os Grupos de Apoio

Posso dizer que a minha vontade de ajudar outras mães começou nos grupos de apoio, para quem não sabe há 8 anos atrás as mães juntavam-se nos fóruns, e o meu fórum na altura era o P&B.

Na gravidez, este tipo de coisas passou-me ao lado e penso que só comecei a frequentar os fóruns quando o meu filho já tinha cerca de 3 meses e ali descobri todo um mundo novo, onde à distância de um clique poderia ter milhares de dicas e muito carinho e apoio de outras mães que passaram ou estavam a passar pelo mesmo que eu. 

Acredito que a maternidade não foi feita para ser vivida sozinha, sem apoio, fechada em casa o dia todo com um bebé durante alguns meses, e muitas vezes a desesperar por não saber o que é "normal" e o que podemos fazer para ajudar o nosso bebé na transição do ventre para o mundo real...

Por lá trocam-se dúvidas, experiências, mezinhas, e aprende-se que afinal não estamos sozinhas e não somos ETs porque fazemos coisas que a sociedade acha que não devemos fazer... 
E o melhor de tudo, fazem-se amizades, lindas amizades, umas que se mantém apenas virtualmente e outras que passam a ser para a vida, mesmo que seja à distância!

Aprendi muito nestes grupos, e foi lá que comecei a dar as minhas dicas de amamentação, pois por ter apenas quatro meses de avanço em relação às que estavam a começar, e por ler muito sobre o assunto, aos poucos fui-me sentindo capaz de ajudar e isso dava-me uma enorme satisfação. Fui tendo os meus cantinhos preferidos dentro do grupo, como os cantinhos do parto e amamentação, o grupo das mamãs do meu mês (que me tem acompanhado durante todos este anos) e de outras mulheres que conheci e com quem me identifiquei muito e continuo em contacto com a maioria delas.

Hoje em dia os grupos passaram para o Facebook, mas mantém-se o mesmo espírito de partilha e ajuda que eu adoro, já fui a alguns encontros que adorei e hoje tenho o orgulho de organizar todos os meses encontros de mães na minha zona, donde saio sempre com o coração cheio e sentimento de missão cumprida!

Antigamente, a gravidez, parto e maternidade era uma sabedoria passada de mães para filhas e vivida entre irmãos, quando as famílias eram grandes e estavam sempre juntas assistia-se frequentemente ao que era estar grávida, parir e amamentar. Hoje as mulheres sentem-se um pouco perdidas, sozinhas, afastadas do seu instinto e penso que estes grupos podem realmente ser uma ajuda na passagem de conhecimentos, pois temos grávidas a lidar com bebés e a ouvir as histórias umas das outras, e assim vão crescendo, como mulheres e como mães!

Sem comentários:

Enviar um comentário